navegar pelo menu
março 03, 2020 -

[SÉRIES DE TV] Gran Hotel





Bem vindos ao Gran Hotel!
Emissora original: Antena 3 | Formato: Série | Status: Finalizada (2011 - 2013)
Gênero: Drama histórico | Temporadas: 3 | Episódios: 66 | Duração média: 45 Min
Dub/Leg (ES) | Disponível na Netflix

Romance, segredos, conspirações, adultério e assassinato. Essas são algumas das coisas que rondam os misteriosos e luxuosos corredores de um dos hotéis mais prestigiados da Espanha do início do século XX, o Gran Hotel. O ponta pé inicial da trama se dá quando o protagonista, Julio Olmedo (Yon González), adentra às portas de serviço do hotel disfarçado como camareiro para investigar o desaparecimento de sua irmã Cristina, que por meses trabalhou como chefe de andar no local, e acaba atolado até o pescoço nos mais diversos dramas da família Alarcón, seus chefes e proprietários do hotel de luxo. E para adicionar um toque de romance ao enredo, algo inesperado acontece: ele acaba encontrando uma incomum aliada para suas inquirições, Alicia (Amaia Salamanca), a jovem donzela da família e noiva de Dom. Diego, o nomeado diretor do hotel, que tem seus próprios segredos obscuros.

Devo confessar o meu fraco por dramas históricos, mas há algo a mais na história além de romance, roupas esvoaçantes — que são impecáveis! — e um linguajar rebuscado que contribuíram para a sua entrada imediata no meu hall de favoritas. O enredo bem costurado, cativante e sem grandes quebras de episódio para episódio nos dá a impressão de estar assistindo a uma novela, o que para mim, somado a trilha sonora instrumental que garante toda a emoção nas cenas de drama, perseguição e suspense e a atuação impecável dos atores, trás todo um toque especial para a ambientação da época. Vale a pena também ressaltar que as filmagens foram em grande parte realizadas no Palacio de La Magdalena, uma construção centenária construída para abrigar a Família Real Espanhola na cidade de Santander, o que garante que todo o luxo seja verdadeiramente autêntico.

Algo interessante a ressaltar também é o quão os personagens secundários e recorrentes conseguem ser cativantes, os melhores exemplos para ilustrar esta afirmativa são o simpático Andrés, que se torna o melhor amigo de Julio, e a deslumbrante Lady, uma senhora que vive no hotel e se mostra prestativa e muito bem humorada nos melhores momentos possíveis. E além de tudo isso ainda temos a participação especial de ninguém mais ninguém menos do que a jovem Agatha Christie! Ainda com seus quinze anos, bem antes do lançamento de seu primeiro livro, a garota curiosa e obstinada, vivida por Carolina Lapausa, visita o hotel e acaba se envolvendo em uma das investigações do detetive Ayala e de seu companheiro, o policial Ernando, e passa cada minuto tomando nota para um de seus romances. Uma homenagem e tanto a tão querida Rainha do Crime.

Acrescento também que os amantes de Alta Mar e Chicas del Cable, séries espanholas de época originais Netflix que estão em alta, ficarão felizes em reencontrar alguns de seus queridos atores um pouco mais jovens do que o habitual — e até mesmo alguns em uma surpreendente troca de papéis. E concluo dando todas as estrelas do mundo e recomendando fortemente esta trama, que apesar de já ter alguns anos de produção, não merece nada menos do que reconhecimento e aclamação.

Resenha por: Jonathan Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial