navegar pelo menu
janeiro 28, 2019 -

[RESENHA] Um Milhão de Finais Felizes, de Vitor Martins




Título: Um Milhão de Finais Felizes
Autor(a): Vitor Martins
Editora: Globo Alt
Páginas: 352
Gênero: jovem adulto, LGBT
adicione ao skoob // compre aqui

SINOPSE:
Jonas não sabe muito bem o que fazer da vida. Entre suas leituras e ideias para livros anotadas em um caderninho de bolso, ele precisa dar conta de seus turnos no Rocket Café e ainda lidar com o conservadorismo de seus pais, sua mãe alimenta a esperança de que ele volte a frequentar a igreja, e seu pai não faz muito por ele além de trazer problemas.
Mas é quando ele conhece Arthur, um belo garoto de barba ruiva, que Jonas passa a questionar por quanto tempo conseguirá viver sob as expectativas de seus pais, fingindo ser uma pessoa diferente de quem é de verdade. Buscando conforto em seus amigos (e na sua história sobre dois piratas bonitões que se parecem muito com ele e Arthur), Jonas entenderá o verdadeiro significado de família e amizade, e descobrirá o poder de uma boa história.

Jonas não sabe bem o que fazer da vida, e enquanto não descobre ele trabalha numa cafeteria chamada Rocket Café, onde ele pelo menos pode fugir dos pais que tem planos pra vida dele que nada têm a ver com o que ele quer realmente. Ele pode esquecer dos problemas em casa enquanto anota ideias para livros em seu caderninho que leva para todos os lugares, e é zoado pela amiga de trabalho, Karina.


Durante seu expediente no Rocket Café, ele conhece Arthur, que carinhosamente apelida como Barba Ruiva, enquanto não descobre seu nome. Ele o inspirou a fazer algo que ele sempre quis fazer: escrever um livro. Então ele começa a escrever sobre piratas gays, uma história sobre ele e Arthur. E aí o autor mescla os capítulos (alguns) da história e podemos ler o livro do Jonas, que eu super leria completo se o autor lançasse.


Por ter crescido na igreja por influência da mãe e com um pai superconservador, ele meio que não consegue se aceitar gay completamente, por achar que Deus vai castigá-lo ou algo do tipo. Sair do armário para os pais nem pensar. Mas ele vai melhorando nesse quesito depois de conhecer Arthur, e seus amigos estão sempre apoiando ele também.

Eu amei demais tudo nesse livro! A história é incrível e a forma como Victor conduziu a narrativa foi simplesmente perfeita. Os personagens secundários são muito bem construídos, tanto é que eu MORRERIA por um spin-off da Karina, que eu decidi que é meu spirit animal.


É um livro fofo que com certeza vai te fazer sorrir, nos momentos entre Arthur e Jonas, mas também nos momentos da amizade do Jonas com seus amigos. É uma leitura forte e muito realista, por falar de homofobia abertamente, vinda dos próprios pais de Jonas.

É uma história jovem e muito atual sobre amor, aceitação e família, que às vezes pode ser aquela que escolhemos, que vai te fazer sorrir e chorar. Foi a primeira leitura do ano e virou meu livro favorito, espero que seja um sinal de como serão minhas leituras desse ano. Eu recomendo muito! 🖤


QUOTES:

"Tenho certeza de que, mesmo passando por tanta coisa ruim na vida, você ainda guarda um milhão de finais felizes aí dentro."

"Se você parar pra pensar, o mundo meio que é uma catástrofe gigantesca."

"Porque se você ficar pensando que a qualquer momento uma coisa ruim vai acontecer, você não vai conseguir aproveitar as pequenas coisas."

"A felicidade não dura para sempre. Você precisa aproveitar enquanto ela está aqui."

"Mas, lá no fundo, eu sei que não posso seguir o resto da vida dependendo de quem está comigo para ter uma vida feliz."

"Estava desesperado por uma mudança, mas não fazia ideia de como ia doer quando a mudança chegasse."

22 comentários:

  1. Não imaginava que o livro fosse esse amorzinho todo ♥
    Agora fiquei com muita, muita vontade de ler ele.
    Beijos
    https://recolhendopalavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ah,que lindo!
    Estou lendo vários comentários positivos sobre, e sua resenha me deixou com vontade de conhecer a história.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nenhum livro do Vitor, mas é minha maior vontade! Sei que é o tipo de leitura levinha e com personagens fofos pra a gente se derreter, e não vejo a hora de poder conhecer. Esse, em especial, me interessa mais que o primeiro.
    beijos, Carol! Adorei a resenha.
    renatavarelaescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Carol!!!
    Eu tenho que ler os livros do Victor e me deparar com essa leitura gostosa que todo mundo me diz que é os livros dele.
    Todo mundo fala maravilhas desse novo livro e imagino porque seja, afinal ele trata de assuntos que precisam ser tratados e mais lidos.
    Amei a resenha e acho a capa dele uma coisa muito fofa *-*

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, Carol.

    Infelizmente não é meu estilo de livro, mas é bom ter histórias sobre aceitação assim, encoraja outros jovens que estão na mesma situação a se abrirem para os pais e outras pessoas que estão constantemente ao seu redor!

    ResponderExcluir
  6. Sem dúvida este foi um das minhas melhores leituras em 2018 e tenho um carinho imenso por esta história por ser tão leve e ao mesmo tempo, tão relevante. Menina, eu moro em Santo André, então imagina como eu ficava quando ele mencionava a cidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu AMEI esse livro! Foi uma das minhas últimas leituras e sinceramente eu não esperava nada menos do que favoritar ele. Sou super fã da escrita do Vitor e senti que ele amadureceu demais desde o primeiro livro. É uma história apaixonante e fácil de se visualizar, com problemas reais e palpáveis.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Instagram

    ResponderExcluir
  8. Oi, Carol!
    Esse livro está na minha lista de desejados há um tempinho e cada resenha que leio dele só faz com que minhas expectativas aumentem ainda mais. Achei muito interessante a ideia do autor de trazer no livro tanto a história de vida do Arthur quando a história que o personagem escreve. Além disso, acho essa capa super fofa e seus comentários positivos sobre o livro me fazem pensar que é uma daquelas histórias que deixam a gente feliz pela leitura. Quero muito ler! Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu acompanho o autor nas redes sociais, mas ainda não consegui ler nenhum livro dele.
    Tenho muita vontade de ler este *_* Esses quotes me conquistaram


    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?

    Já ouvi falar do autor mas nunca li os livros dele, e Um Milhão de Final Felizes é sempre bem comentado, muita gente fala bem do livro, agora eu fiquei curiosa para conhecer o livro que o personagem está escrevendo kkkk e que barra ele deve passar com o pai conservador. Eu com certeza vou querer ler esse livro!

    Parabéns pela resenha!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Esse é um livro que desejo ler desde o ano passado porque sou fascinado pela sua sinopse. Estou muito curioso para saber da sua história na íntegra, pois só leio resenhas e críticas boas a seu respeito.

    ResponderExcluir
  12. Adorei a premissa do livro. Não o conhecia, mas já estou doida para ler. Fiquei pensando em quanto devia ser solitária a vida do Jonas até ele conhecer o Arthur. Excelente a sua resenha. Dica anotada.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  13. Carol vc e demais foi uma honra e um privilégio eu conhecer vc

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Que proposta mais lindinha. Eu não conheço ainda a escrita do autor mas tenho certeza de que vou amar a história desses personagens.
    Adorei os quotes selecionados!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Acho um amor essa capa, mas é um livrão bem favoritado pelo tema abordado tão atual e discutível. Eu não me aventuraria nessa leitura, mas com certeza é uma ótima dica para os fãs do gênero. Parabéns pela resenha e as fotos, ambas ficaram lindas!

    ResponderExcluir
  16. Oii tudo bem??

    Já conheço o livro e o autor, mas nunca peguei para ler.
    O tema é bastante relevante, e espero conseguir ler em breve.
    Adorei sua resenha, suas fotos.
    Ficou tudo muito legal, lindo.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho muita vontade de ler esse livro e conhecer a escrita do autor, acho a história bem interessante, por trazer esse conflito do personagem com os pais. Parece ser uma ótima leitura.

    ResponderExcluir
  18. Ola!!

    É tão bom quando começamos um ano já com livro favorito, não? Amei a premissa dessa historia e apesar de parecer ser uma historia leve, parece que ela aborda uma questão social bem importante.
    Adorei a dica e a anotei!

    beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi, Carol.
    Não sei se você já passou por isso, mas estou vendo centenas de críticas positivas sobre esse livro e mesmo assim não me dá nem uma gotinha de vontade de ler essa história! Não sei porque... Simplesmente não me vejo atraía pela trama, nem pela capa e nem mesmo pelo autor... É um mistério!! Rs...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  20. Tive o prazer de ler esse livro no mês passado e amei. Eu já tinha visto muitas coisas boas sobre ele é me surpreendi demais com a narrativa e com a escrita do Vitor. Nunca tinha lido nada dele, então foi uma grata surpresa para mim ver o quanto esse livro é bom.

    ResponderExcluir
  21. Oi, Carol!
    Desde o lançamento desse livro tenho uma curiosidade enorme em fazer a leitura. A primeira coisa que me chamou atenção nesse livro sem antes mesmo saber do que ele se tratava foi essa capa maravilhosa toda trabalhada nos detalhes, amo capas com contrastes vermelhos e pretos. A premissa da história é maravilhosa e de certo modo é realidade de muitos jovens que querem se assumir para familia, mas tem medo da reação deles devido a criação que tiveram. A história que o protagonista cria parece realmente ser algo envolvente. Espero em breve poder fazer a leitura desse livro. Amei os quotes que você selecionou. Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bom?
    Eu sou louca para ler algo do Victor e saber o quanto você gostou desse livro só me deixa ainda mais curiosa para conferir a leitura! Amei saber que se trata de um romance gay, com um livro dentro de um livro (amo isso) e que ainda aborda a forma como a religião algumas vezes é pregada na base do medo né? Amei a dica e espero poder ler em breve ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial