[RESENHA] POR LUGARES INCRÍVEIS, de Jennifer Niven

maio 08, 2018


Sinopse: Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família. 
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.


O que você faria se estivesse prestes a cometer suicídio e então encontrasse a garota mais popular do colégio na torre do sino da escola com o mesmo objetivo? É isso que acontece com Theodore Finch!

Com a família sempre em crise e os colegas de escola chamando-o de aberração, Finch enfrenta um logo período de depressão e está disposto a cometer suicídio, mas ainda não encontrou a maneira certa. Em contrapartida, Violet Markey que era a popular, escrevia em uma revista online e tinha um namorado incrível, se vê afastada de tudo e todos quando sua irmã morre em um acidente de carro, o que a faz se sentir culpada o tempo todo e também a leva para o mesmo desejo de Theodore.

No alto da torre do sino, porém, tudo muda quando Finch a encontra lá e ele está disposto a ajudá-la. Eles desistem desta ideia louca e então começam uma aproximação. Mas até que ponto Finch estaria preparado para ajudar alguém a acabar com um desejo de morte similar ao que ele tem?

Até que o professor da escola resolve passar um trabalho cujo objetivo é visitar os lugares da cidade a fim de conhecerem melhor onde vivem antes de cada um seguir seu caminho para a faculdade. É então, neste momento, que ele e Violet se juntam para encontrar os lugares mais incríveis da cidade enquanto um tenta entender as motivações do outro e acabam se ajudando nessa jornada tanto de trabalho escolar quanto da vida.

Violet muda sua perspectiva de vida após ver o mundo pelos olhos de Theodore, e ele, por sua vez, toda semana encarna um Finch diferente, sempre mudando sua personalidade e jeito de agir.
Uma história cativante que nos faz refletir sobre as motivações que as pessoas tem para o suicídio e o que você estaria disposto a fazer para ajudar caso encontrasse alguém nessa situação.

“Aprendi por experiência própria que a melhor coisa a fazer é não falar o que realmente pensamos. Se não falamos nada, as pessoas concluem que não estamos pensando em nada além do que deixamos que elas vejam.”
Um tema muito delicado que é tratado de forma descontraída, porém reflexiva. Finch e Violet vão conseguir se ajudar nessa fase depressiva e dar a volta por cima? Será que estariam prestes a começar um romance que começou no alto da torre do sino? O que será que o futuro os reserva?

Por Lugares Incríveis é totalmente indicável para todos aqueles que, assim como eu, gostam de uma leitura leve que ajuda a entender melhor o comportamento humano em determinadas situações.


E vocês? Já leram? O que acharam? E, caso não tenham lido, espero que tenham uma oportunidade!!!

5 comentários:

  1. É sem sombra de dúvidas um livro muito importante e principalmente pra quem sofre com os dias de monotonia ou desânimo. Recomendaria esse livro para todos que estão ao meu redor. Amei a resenha <3

    https://obaucultural.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Já li, tenho um carinho imenso por esses personagens.
    A maneira como Jennifer aborda esse tema é delicada, sensível...
    Um livro que me fez chorar e reler várias vezes os últimos capítulos para acreditar.

    ResponderExcluir
  3. Olá Murilo!
    Ainda não tive essa oportunidade de ler, mas espero que em breve surja uma...
    Desde que conhecia o livro tenho interesse em ler, já add aos desejados direto, pela sinopse e resenhas que acompanho a leitura é linda..
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Esse livro tem uma capa tão fofa. A história nele aborda um assunto muito importante que é o suicídio. Acho lindo a maneira como os personagens tentam ajudar a salvar uns aos outros mesmo com seus problemas.

    ResponderExcluir
  5. Eu não li esse livro, já ouvi falar sobre ele e parece ser bom. Gostei muito do enredo dele, me envolvo muito com livros assim...
    Gostei muito da resenha está bem informativa e deixou aquele gostinho de ler o livro.
    <3

    ResponderExcluir