[RESENHA] Amor Plus Size, de Larissa Siriani

abril 09, 2018

Título: Amor Plus Size
Autor(a): Larissa Siriani
Editora: Verus
Páginas: 280
Gênero: romance, jovem adulto
adicione ao skoob // compre aqui

Sinopse:
Maitê Passos é uma garota linda, de dezessete anos e mais de cem quilos. Ela passou a infância e a adolescência sendo resumida ao peso. Mas e quando é justamente esse o fator que pode mudar completamente a sua vida?
Em meio ao turbilhão do ensino médio, com uma mãe obcecada por dietas, um crush antigo por Alexandre, o cara mais gato da escola, e uma amizade deliciosa com Isaac, fotógrafo amador, Maitê vai descobrir que não precisa ser igual a todas as outras meninas para ser feliz.
Neste romance corajoso e cheio de reviravoltas, Larissa Siriani narra a história de uma jovem descobrindo seu lugar no mundo, construindo uma jornada incrível de autoconhecimento, aceitação e empoderamento.

Maitê está no último ano do ensino médio e tem que lidar com o bullying diário de Maria Eduarda, que vive enchendo seu saco por causa de seu peso. Felizmente, ela tem duas amigas na escola que a ajudam a suportar os momentos difíceis, assim como seu amigo Isaac, fotógrafo amador que mora em seu prédio.



O livro começa com a Maitê relembrando o passado, de como tudo "mudou" em sua vida, quando ela foi sorteada pra fazer um trabalho de geografia em dupla com Alexandre, já que ela sobrou e ele faltou a aula no dia, então ela, como aconteceria com qualquer um de nós nessa idade, fica feliz/animada/morrendo de medo de ir falar com ele sobre o trabalho. Mas assim que ela consegue finalmente falar com o crush, eles começam a conversar regularmente, já que ele não é nem um pouco parecido com a Maria Eduarda, é bem simpático, por sinal, e eles têm muito em comum.



Além de ter que lidar com o bullying no colégio, tem que aguentar a pressão da mãe tentando a todo custo fazer com que ela emagreça, sem se importar como ela se sente com toda essa cobrança.

Depois de umas fotos sem pretensão alguma feitas pelo Isaac, um agente de modelos plus size acaba descobrindo a Maitê, e isso pode acabar mudando a vida dela, e ajudar ela a finalmente começa a se enxergar de uma forma mais positiva.



O livro é uma delícia de ser lido, não dá pra parar de ler e ver como a Maitê vai ultrapassar seus problemas de autoestima. É uma leitura super válida, pois todos nós temos algo que não gostamos em nós mesmos, já que a sociedade impõe padrões do que é bonito e ninguém consegue alcançar, e o livro traz uma mensagem muito linda de que não precisamos alcançar esses padrões para sermos felizes, e que precisamos apenas ficar bem com nós mesmos.

E, além de mostrar os problemas de autoestima de uma garota acima do peso, também mostra o outro lado da moeda, o da anorexia e bulimia.



Uma leitura fluída em primeira pessoa sob o ponto da Maitê mais do que recomendada, com uma pitada de romance bem inesperado, que também nos mostra que, se a gente não se amar em primeiro lugar, podemos deixar o amor que está bem próximo passar despercebido.

A autora está pra lançar um novo livro, dessa vez um romance de época, e já mostramos a capa e sinopse, vocês podem conferir aqui.


QUOTES:

"Eu olho pra você, Mai. O Marcelo olhou pra você. Só falta você olhar pra si mesma."

"Quem foi que enviou na minha cabeça que o certo era ser magra, que ser gordinha não podia ser bonito?"

"Às vezes eu queria conseguir me enxergar como você me enxerga."

29 comentários:

  1. Nossa, amei a resenha!
    Parece uma leitura muito agradável e que nos faz refletir.
    Gosto muito dessas personagens que fogem do padrão "aceitável" pela sociedade, me identifico mesmo não sendo acima do peso.
    A edição também está linda!
    Já quero

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol!
    Sou louca pra ler esse livro, já sofri mto por estar acima do peso, sei bem como funciona as cosias...
    Espero mto uma oportunidade de conhecer a escrita da autora, já estou de olho tbm no romance de época dela ...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. A história parece ser linda, mas infelizmente não me chamou tanto atenção e não consegui ter AQUELA vontade de ler. Espero que em um futuro próximo posso insistir e dar uma chance à leitura deste. A resenha ficou ótima e só por ela consegui perceber o quanto é importante ter um livro sobre assuntos tão preocupantes que atinge milhares de pessoas.

    ResponderExcluir
  4. A Larissa é incrível, acho sensacional ela ter escrito um livro que relata a autor estima e o amor a si próprio com uma personagem tão carismática ♥
    Tenho o livro e acho a história maravilhosa

    ResponderExcluir
  5. Tenho muita curiosidade de ler esse livro, mas ainda não li. Adorei sua resenha e ela só me deixou mais animada.
    Espero poder conferir em breve.

    Beijos.

    www.alempaginas.com

    ResponderExcluir
  6. Mulher, fiquei já de boca aberta lendo sua resenha! Vou agora mesmo colocar esse livro na minha lista. Preciso!

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol, tudo bem? Já havia lido outras resenhas super positivas sobre o livro e o tema super me interessa. Bom saber que a autora desenvolve bem o personagem! Quero ler este e o romance de época tb que é um gênero que eu adoro!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Gente, além desse livro ter uma temática super importante, uma capa linda, citações inspiradoras, ainda tem uma personagem com meu nome. Já foi pra lista de desejados só pela Maria Eduarda auiiauah

    ResponderExcluir
  9. Já me deparei com esse livro algumas vezes, mas nunca senti muito vontade de conhecer essa história. Sua empolgação na resenha é contagiante e fiquei muito feliz em saber que você gostou bastante da obra, mas mesmo assim acho que não é um livro para mim. Tenho uma visão muito pessoal sobre autoestima e bullying, principalmente relacionadas a sobrepeso e acabo ficando meio irritada com a maioria dos personagens de histórias assim! Rs... Além disso, acho que o termo plus size é a maior bizarrice preconceituosa, então prefiro ficar longe!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol! Que bacana! Não conhecia nem a autora nem o livro, mas adorei simplesmente! Eu sou gorda, e não ligo realmente pra isso, também passei por alguns bocados na adolescência, mas superei. E acho super legal um livro que aborde esse tema, quando muitas garotas sofrem e se prejudicam em busca de um corpo ideal, um padrão de beleza quase impossível de atingir. Gosto muito de livros ambientados nesse período de juventude, gosto de sentir aqueles mesmos sentimentos que já sentimos e esquecemos. Adorei a personagem ser descoberta por um agente de modelos!


    Bjoxx – www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Carol!

    Tudo bem? Então, eu AMO a Lari! Ela é uma pessoa maravilhosa e recentemente ganhei Amor Plus Size da minha melhor amiga, será a minha leitura do mês que vem.

    Uma protagonista fora do padrão é algo que já me deixa bem curiosa. Acho absolutamente importante esse tipo de obra porque a gente precisa de mais representatividade na literatura para que meninas possam se identificar com a personagem e se conheço Lari a personagem vai ser empoderada <3

    Essa questão do amor próprio é uma tecla na qual a Lari tem batido faz alguns anos e acho que Amor Plus Size veio como forma de apresentar isso para as leitoras dela. Enfim, vou conferir no próximo mês essa história!

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Carol!
    Nossa, amei sua resenha. Não conhecia esse livro e já quero muito ler o mesmo. Muito bacana o tema abordado! Sempre tive problemas com meu peso, problemas que já me deixaram realmente muito mal, mais que hoje consigo olhar e encarar com outros olhos. Dica anotada e leitura em breve com certeza!
    Bjos

    www.momentosdeleitura.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, moça!
    É um livro que eu certamente me identificaria muito.
    Passei toda a vida lutando contra a obesidade e só em ler sua resenha minha mente deu uns passeios no tempo da minha adolescência.
    Acho que eu vou amar a Maitê.
    Gratidão pela dica!
    Beijinhos!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Acho que esse livro é uma delícia de leitura e cheio de empoderamento. A escrita da Larissa é fluida e divertida e nos leva a reflexões sobre o ser humano se aceitar.
    Vale a pena a leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  15. Oi Carol.
    Ah, estou doida para ler esse livro, que resenha, que história, tudo lindo... Conheço um pouco do que a protagonista passou porque sempre fui acima do peso, a única coisa que me chateou foi o fato da mãe não aceitar tão bem o corpo da filha, esse problema nunca tive em casa e imagino que não foi nada fácil para a protagonista.
    Já está na lista de desejados!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?

    Não conhecia a obra e já me identifiquei muito com a personagem. Sua resenha atiçou minha curiosidade e estou com muita vontade de ler. O que Maitê passou na escola, eu passei também. E acredito que esse livro venha em uma boa hora para ler. Anotei a dica!

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Que legal essa leitura e a edição parece estar linda. Além de um tema muito importante como o bullying, a autora ainda mostra que cada um deve em primeiro lugar estar bem consigo mesmo, e sabemos que nem sempre isso é fácil diante dos padrões impostos pela mídia. Suas fotos ficaram lindas.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  18. Adoro os romances da Verus! Comecei a ler ainda mais depois de A Garota do Calendário, você já leu? Não conhecia esse livro, Amor plus size, mas achei a temática extremamente importane. Tem tanta gente que é julgada apenas pelo peso, precisamos de um romance inspirador para tentar diminuir ao máximo essa ignorância e ódio <3

    ResponderExcluir
  19. Amei muito a proposta do livro! Claro que vou querer ler! É uma história ousada, que fala de um assunto que não vemos muito nos livros. Sejamos realistas: até nos livros que tanto amamos existe um padrão de beleza para os personagens. Mesmo aqueles que se desviam disso não vão muito além da reta.

    Num mundo em que tantas mulheres acabam perdendo a vida tentando atingir o padrão de beleza exigido pela sociedade uma história como essa é um alento.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  20. Esse livro esta na minha lista de desejados tem tanto tempo, só vejo comentários positivos a respeito, eu ADORO livros que tem trechinhos com mensagem de textos, me conquistam ainda mais. Adorei sua resenha e só me convenceu que devo ler o quanto antes.

    ResponderExcluir
  21. Olá,

    Eu encontrei esse livro por 10 reais ano passado na bienal da minha cidade, como não sabia nada sobre a história, acabei não trazendo-o comigo. Porém, noto que é o tipo de história que com certeza irei gostar. Dica anotada, espero lê-lo logo.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Este foi um dos melhores livros nacionais que eu li ano passado e eu nem estava preparada para a categoria de escrita da Larissa, mas que surpresa maravilhosa. Acho que é o tipo de livro que deveria ser lido no ensino fundamental, discutido nas escolas e com certeza, ajudaria muitas adolescentes a se amarem mais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá Carol,
    Já li muitas resenhas positivas sobre esse livro e tenho muita vontade de ler o livro em si. Eu gosto muito da ideia de ele não abordar só os problemas da protagonista em relação a autoestima, mas abordar outros problemas relacionados ao corpo e parecer fazer isso bem, sabe?
    É uma dica de leitura que não posso deixar de desejar para ontem, não é?
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi!

    Eu adorei a capa e a premissa desse livro, é com certeza algo que eu leria. Eu acho importante um livro que traz uma personagem que carrega uma trajetória dolorosa de bullying e de como ela se aceitou por ser diferente do padrão da sociedade. Adorei mesmo a dica e espero ler logo :)

    ResponderExcluir
  25. Oie!!
    Nossa pensa em um livro que eu quero muito ler! Eu o conheci na ultima bienal de SP, mas não consegui adquiri-lo. Super me identifico com a protagonista e sua resenha, minha nossa... mais empolgante impossível.

    beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bom?
    Adoro livros empoderadores e esse está na minha lista de futuras leituras faz tempo! Amei a forma como a autora escolheu fazer com que a personagem saísse da zona de conforto e começasse a se descobrir e se aceitar como é. Também curti saber sobre a abordagem relativa a anorexia e bulimia. Já anotei a sugestão de leitura e espero poder ler em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Oi, Carol

    Acho a proposta da história super válida. Realmente todos temos nossas neuras, coisas que não nos agradam em nós mesmos. Eu mesma sofri muito bullying na adolescência por conta do peso que eu tinha na época.
    Acho que acompanhar a personagem nessa jornada de aceitação e evolução pessoal deve ser muito bacana!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  28. Acabo prestando muita atenção à capa antes de comprar um livro, e achei a desse meio "fraquinha". Apesar disso, a premissa para mim ficou bem interessante.
    Gosto de livros assim, que retratam coisas da realidade, como o bullying e a exigência da sociedade por um padrão de beleza que quase ninguém é capaz de seguir.
    Como você disse que a leitura é bem fluida, e a história me interessou, o livro vai para a minha lista de desejados.
    Beijos. Versos da Alma

    ResponderExcluir
  29. Oi!
    Quero muito ler esse livro, estou vendo muitos comentários positivos sobre essa historia, parece ser um daqueles livros gostoso de se ler, do tipo que nos prende a historia e nos faz torcer pelos personagens, e gostei bastante dos temas que autora consegue tratar com essa historia, ele já esta na minha lista de leitura !!

    ResponderExcluir