[RESENHA] Os 12 Signos de Valentina, de Ray Tavares

agosto 03, 2017

Sinopse:
Isadora é ariana e seu ex namorado pisciano... Inferno astral! Em busca da combinação astrológica perfeita, ela cria um blog para relatar suas experiências. Isadora descobriu da pior forma possível que o namorado a traíra. E com sua melhor amiga, ainda por cima! A estudante de jornalismo entra numa fossa sem fim. Sem nenhum estágio à vista, ela se afoga em filmes feitos para chorar, pizza e em sua mais nova obsessão: stalkear o perfil do ex namorado no Facebook. Até descobrir exatamente o que deu errado entre ela e Lucas: seus signos são incompatíveis. Basta encontrar um rapaz de libra e seu mundo entrará nos eixos novamente. Com a nova obsessão e a desculpa do trabalho final de jornalismo online, uma reportagem investigativa sob um pseudônimo, Isadora une o útil ao agradável e cria um blog para relatar a experiência: Os 12 signos de Valentina. Já que precisa encontrar o libriano perfeito, por que não aproveita e experimenta os outros signos do zodíaco para ter certeza mesmo?

Olá leitores! Quero iniciar essa resenha com um grito que resume todos os meus sentimentos por esse livro: EU AMEI OS 12 SIGNOS DE VALENTINA.

Pronto, agora vamos dar início à resenha.

Isadora Mônaco é uma jovem de 22 anos, estudante de jornalismo na ECA, bastante divertida (quando eu digo bastante é bastante mesmo) e com o coração dilacerado após descobrir em público bem no dia do seu aniversário que seu namorado, Lucas, a trai com uma de suas amigas da faculdade, Amanda. Seu namoro que havia durado seis anos vai por água abaixo após a revelação e o que antes era um conto de fadas, vira um pesadelo.

Esquecer Lucas é uma tarefa árdua porque não é tão simples jogar fora as lembranças de seis anos de namoro e nem esquecer os planos que fizeram para o futuro, diante de seus sentimentos confusos e sem uma explicação concreta para o que levou Lucas a traí-la, Isadora entra em uma fossa interminável após o término do namoro, perdida em meio a Netflix, guloseimas e stalkear seu ex-namorado.



Por outro lado, Marina, prima de Isadora, não aguenta mais vê-la naquele estado de depressão sem fim e decide que é hora de sua prima começar a ter uma perspectiva de vida sem Lucas e por isso tenta a todo custo convencer Isadora a ir à uma festa junto com ela, Rodrigo e alguns amigos de Rodrigo, sendo um deles, Andrei. Após passar a noite inteira bêbada no banheiro de uma balada na rua Augusta, Isa encontra com uma funcionária do local, que como um estalo, dá toda explicação para Isa do porquê seu namoro com Lucas não deu certo: o signo de ambos não são nem um pouco compatíveis.

Isadora então se agarra a astrologia como uma justificativa para o seu namoro ter acabado e o mais louco ainda acontece quando, para realizar um trabalho na faculdade que exige pesquisa e a criação de um blog, ela decide criar, usando um pseudônimo, um blog na Internet para contar sua experiência ao sair com um garoto de cada signo do Zodíaco. Mas será que Isadora conseguirá concluir sua pesquisa com esse experimento? E o mais importante: será que ela conseguirá curar seu coração da decepção com Lucas e abri-lo novamente para outra pessoa?
   
Os 12 Signos de Valentina
foi um livro que me conquistou logo na primeira página e sinceramente, virou um dos meus livros favoritos. Isadora é uma personagem cativante que, mesmo na fossa que se encontra por conta do término do namoro, ainda mantém o bom humor. Ela é extrovertida, um pouco impaciente e bastante interativa, como uma boa ariana que é. Não é fácil para ela esquecer Lucas e, mesmo quando começa a sair com um garoto de cada signo, ela percebe como precisa primeiro se encontrar e saber se amar antes de dar seu coração para outra pessoa novamente.



Os personagens secundários também são maravilhosos e eu simplesmente AMEI a Marina e o Rodrigo, que é um dos casal mais amorzinho do livro. Marina é a prima de Isadora, bastante realista, inteligente e responsável, diversas vezes ela coloca a Isa com o pé no chão e diz verdades que ela precisa ouvir. Rodrigo, namorado da Marina, também tem seu destaque, a maioria dos garotos de signos diferentes que Isadora conhece para sair e contar sua experiência no blog, são amigos do Rodrigo e isso também facilita um pouco.

Eu não poderia deixar de falar sobre Andrei que acaba virando um bom companheiro para Isa e na maioria das vezes os dois se esbarram em alguma festa que Marina insiste em levar Isadora. Andrei é inteligente e também possuí um humor incrível. Adora camisas com citações de alguma série ou filme e também gosta de Harry Potter, assim como Isadora, o que faz com que os dois se deem bem logo de cara.

Ele é simplesmente um dos melhores personagens no livro com seu senso de humor e também mostra como ele é diferente dos demais garotos por ser bastante compreensível e não julgar Isadora por suas atitudes.



Isa toma todo o cuidado para não revelar detalhes verdadeiros sobre seus encontro, como os nomes dos garotos também são ocultados na hora da postagem e mesmo que a intenção do blog seja tanto para seu trabalho na faculdade quanto para conhecer cada signo com personalidades diferentes até encontrar seu libriano perfeito, Isadora ainda assim recebe comentários machistas sobre sua atitude, mas isso não a abala e ela segue firme até concluir.

Podemos tirar uma lição bastante importante do livro, que muitas vezes não importa a diferença que encontramos na outra pessoa, se ela nos faz bem, então vale a pena insistir sim. Outro ponto que gostei no livro é que a protagonista tem meu nome. Então logo de cara já fui conquistada.

A escrita da Ray é simplesmente cativante, cheia de humor e impulsiona o leitor até o fim da história. Não teve nenhum ponto que não gostei e por mim ficaria aqui prolongando essa resenha por conta dos motivos que gostei do livro.



É óbvio que eu indico o livro para todos os leitores, ele vai te tirar boas risadas e suspiros e queria comentar que achei o final bem a cara da Isadora mesmo: cômico. Leiam para saber o que acontece. Outro ponto que vai fazer os leitores se apaixonarem pela obra é as diversas citações de outros livros/séries/filmes/músicas que são encontradas durante a leitura. Só tenho uma coisa para dizer para Ray: VOCÊ LACROU, MULHER.

Um beijão e não deixem de conferir o livro!

5 comentários:

  1. Vejo muitas pessoas falando desse livro mas sinceramente nunca me chamou atenção! Porém, após sua resenha eu me senti tentado a ler, me lembrou um pouco o "Não se apega não" da Isabela Freitas só que de forma inversa, onde ela vai em busca de um garoto perfeito enquanto no da Isabela ela está em busca de si própria, mas de certa forma parece que ambas histórias nos dão um senso de humor divertido e leve, e faz a gente repensar na forma como está procurando o amor. O que acha?
    Gostei bastante da resenha e da forma como falou dos personagens, me cativou bastante e me deixou curioso para o final.
    Parabéns, Isadora <3 (As duas, tanto a do livro quanto você hahaha)

    ResponderExcluir
  2. Uaaaaaaaau! Amei... É a primeira resenha que leio sobre este livro e posso dizer que JÁ QUERO!
    Isadora me parece ser o tipo de personagem real, aquela amiga que todo mundo tem; ou deveria ter.
    Gostei muito da ideia de conhecer um pouquinho de cada signo.
    Preciso de uma leitura assim... E essa capa? É puro amor.
    Obrigada pela resenha maravilhosa. 😍

    ResponderExcluir
  3. MENINA DO CÉU !!
    Tá todo mundo falando desse livro e do quanto ele é maravilhoso.
    É um tipo de livro que amo ler, aqueles divertidos, tranquilos e fofos.

    Eu não acredito em signos mas eu leria com certeza esse livro por ele ser tão maravilhoso quanto dizem.
    Quero !
    Obrigada pela indicação !!
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi Isadora, tudo bem?
    Já me identifiquei com a protagonista só pela frase "perdida em meio a Netflix, guloseimas e stalkear seu ex-namorado" kkkk fazer o que né?

    Eu adoro ler sobre signos, e vejo que o meu signo, leão, tem muito haver comigo mesmo, mas nunca tinha visto nenhum livro que falava sobre isso;
    Vi no insta fotos e pessoas falando desse livro, mas não fui atrás, e lendo sua resenha percebi que deveria ter ido, que livro Brasil :O
    Gosto quando a protagonista é gente como a gente, poxa, ela tem blog, está atrás do cara perfeito, e acima de tudo, aprende muito com tudo isso, adorei saber essa lição que o livro passa, acho que se as duas pessoas batalharem para ficar juntas, e focar nisso não importa o que os signos fala, afinal temos sempre exceções né? *-*
    Há, e adorei que o Andrei gosta de Harry Potter, vou adorar ver os dois juntos.
    Vai ser uma das minhas próximas leituras com certeza.
    Parabéns pela resenha, as fotos estão lindas!
    beijos!

    Lost Words!

    ResponderExcluir
  5. Que bacana essa historia, amei a resenha. Deve ser super divertido e alegre. Sou super ligada em signos e acho que vou "tirar proveito" de algumas situações.
    Até tive um namorado no qual ele seria meu inferno astral, mas tadinho, acho que dessa vez invertemos os papeis ahahhahahahah

    ResponderExcluir