[RESENHA] Blogueiras.com

maio 08, 2017

Título: Blogueiras.com
Autor(a): Várias autoras
Editora: Independente
Páginas: 200
Gênero: infantojuvenil, contos
adicione ao skoob // compre aqui

Sinopse:
Oito histórias. Oito protagonistas. Uma paixão em comum: blogar!
Nas páginas desse livro, você conhecerá oito garotas diferentes com um sonho em comum. Seja falando de livros, música, comportamento ou viagem, tudo o que elas querem é compartilhar interesses e fazer novos amigos. No caminho, contudo, elas descobrirão que a blogosfera tem muito mais a oferecer. Embarque com elas nessa aventura e viva o sonho intensamente. Bárbara, Amanda, Mafalda, Valentina, Lilia, Helena, Aline e Clara vão te surpreender.

Blogueiras.com se trata de uma antologia organizada pela maravilhosa Thati Machado, do blog Nem Te Conto, que junta outras oito blogueiras pra falar sobre o mundo das blogueiras – literária, de moda, k-pop, youtubers, entre outros segmentos. É muito legal ver um projeto desse tomando forma, porque só quem é do meio sabe o que acontece, e que não é nem um pouco fácil viver de blogar, como muita gente acha, e esse projeto é uma forma de mais gente conhecer mais sobre essa nossa paixão, que é blogar.

Cada conto aborda um tema diferente, como amor, depressão, tem aventura, e trazem muitas reflexões, mas sempre de uma forma leve e que faz a gente se identificar (mesmo se você não for blogueirinhx).

Em Arrisque-se, de Mariana Mortani, a blogueira Barbara está em Londres pra premiere da nova série da Netflix (seria meu sonho?) e conhece Peter, um homem intrigante. Barbara é uma personagem forte, do tipo "eu basto" e foi isso o que mais gostei no conto. A ambientação do conto é incrível e fiquei com mais vontade ainda de conhecer Londres!

Em Sentimentos às avessas, de Larissa Azevedo, a blogueira Estrela do Amanhã (ou Amanda, mas no início ela mantém sua identidade secreta) tem depressão e ansiedade, e criou o blog porque seu psicólogo a encorajou a colocar seus sentimentos num diário, e ela escolheu o blog como forma de fazer isso. Gostei bastante da escrita da Larissa e a forma que ela abordou a depressão, ela não suaviza os pensamentos de alguém que passa por essa situação, foi bem honesta, e o melhor: mostra uma luz no final do túnel, mas só lendo pra entender.

E a vida me trouxe, de Raffa Fustagno, foi um dos contos que mais gostei. A blogueira Mafalda acaba de terminar o namoro, e enquanto lê seu livro favorito pra sair da bad, o personagem do livro, Alfredo Sanchez, se materializa em sua frente e ela fica sem entender nada. Ele explica que ler dez vezes o mesmo livro liberta o personagem do livro, mas isso só funciona com blogueiros literários. (Gente, vou testar isso, haha.) Imagina que sonho conhecer seu personagem favorito? Foi um conto bem divertido e virou facilmente um dos meus contos favoritos.

Segredos da Valentina, de Thati Machado, foi outro conto queridinho. Gosto muito pois a Thati sempre aborda assuntos importantes e tabus, e ela acertou mais uma vez ao falar sobre assédio (me lembrou o caso do Vin Diesel) e a exposição dos influenciadores digitais. Mas Valentina procura ajuda de uma assessoria pra reverter esse ódio das pessoas por ela (que a gente sabe muito bem que acontece sempre). Ela inicia os capítulos com uma música e nos prende à leitura pra saber se vai dar tudo certo pra Valentina, além de torcer pra um novo romance que é bem envolvente.

Em TT, de Adrielli Almeida, Lia vai cobrir um evento de um grupo de k-pop no lugar da irmã, e chegando lá ela acaba virando a tradutora deles. Além de tudo, ela se envolve com um dos oppas (morrendo só de imaginar). O conto fala sobre como oportunidades podem nos levar para lugares que nunca imaginamos, e devemos estar abertos à novas chances.



A blogueira Helena viaja pro Rio Grande do Sul em A perfeição em existir, de Thays M. de Lima, e quando vai em um museu, vê uma estátua que gosta muito de um ator famoso, até que um homem fala com ela e ela leva um susto ao perceber que é o mesmo homem da estátua, exceto que está com uma parte do rosto desfigurada. O conto mostra que são as nossas imperfeições que nos define; não que deva ditar nossas vidas, mas todos nós temos alguma imperfeição e não devemos deixar que isso nos abata, mas devemos nos amar com e apesar das imperfeições. Foi um conto lindo e tocante.

Em Canal Aline Cordeiro, de Mari Scotti, Aline é uma youtuber que sonha em ganhar a vida com o canal (o sonho de todos), mas até que ponto é saudável correr atrás do sonho e passar por cima dos outros e esquecer do que é mais importante pra conseguir isso? Aline corre atrás de seu sonho, mas quando seu filho precisa dela, ela não tem tempo. Será que ela percebe seu erro? Só lendo esse conto leve e reflexivo pra descobrir.

Em Conversas literárias, de Teca Machado, Clara é uma blogueira e acaba de comprar um computador e ele vem com um bilhete: “Use sem moderação. Mas cuidado com o que você colocar na internet”. Quando ela tenta fazer um post pro blog, acontece algo estranho: ela é transportada pra dentro do livro de fantasia que leu e estava postando a resenha. A partir daí vamos acompanhar as aventuras mais que divertidas de Clara e o que ela faz nesse novo mundo, acaba mudando os acontecimentos do livro na vida.

Basicamente todas as blogueiras têm isso em comum: esse desejo de querer falar sobre algo, seja livros ou falar o que sente, com alguém que entenda e possa se identificar com o assunto. E isso é algo que eu mesma possa me identificar, já que foi por isso que a Isa e eu criamos o blog, pra encontrar pessoas que gostam da literatura (entre outros assuntos que abordamos aqui) como a gente.

Eu que nem gosto tanto assim de contos me apaixonei por esse projeto lindo, justamente por me identificar em cada um deles. Adorei conhecer a escrita da cada autora (já que só conhecia a da Thati através de Poder Extra G e Cartas de Natal), mesmo em pouco tempo, os personagens me encantaram e entregaram aquilo que prometiam. Leitura mais que recomendada a todos, já que você vai encontrar contos de todo tipo! ❤


QUOTES:

"Nada nem ninguém é apenas uma coisa. Tudo possui dois lados." – Arrisque-se 

"São as nossas imperfeições que nos moldam." – A perfeição em existir

28 comentários:

  1. aaaaaaaaaaaa que amor de resenha!!! <3
    Daehyun, melhor oppa mesmo hahaha ♥

    ResponderExcluir
  2. Que lindeza de resenha!
    Fico feliz que tenha gostado do nosso livro cheio de amor.
    <3

    Beijoooos

    ResponderExcluir
  3. Ola
    Não conhecia o título, mas só por ser um infantojuvenil já chama muito a minha atenção, sem contar que sua resenha me deixou bem motivada. Confesso que não leio muitas antologias, mas gostaria de acompanhar essas histórias. Achei a capa bem bonita por sinal!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Fiquei sabendo desse livro há pouco e já estou doida para lê-lo... Impossível não se identificar, né?! Adorei a resenha! <3

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bom?
    Que capa mais lindinha! Amei!
    O conto da Larissa foi o que mais me chamou a atenção, queria poder ler algumas de suas frases "não suavizadas" para compreender melhor sua situação ^^

    ResponderExcluir
  6. Olá, estou louco para ler essa antologia de contos. Conheço a maioria das blogueiras que fazem parte dessa antologia, ansioso para ler os contos da Thays M. De Lima e da Mariana Mortani. Amei sua resenha, muito bem escrita. A capa que ganhou foi a que eu votei e fiquei muito feliz com isso. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou <3
      Foi a que eu votei também, haha.

      Beijos

      Excluir
  7. Olá! Nunca ouvi falar nessa antologia, mas agora estou enlouquecendo de vontade de ler, tenho certeza que deve ser um livro maravilhoso, e sua resenha me deixou com mais vontade ainda de ler o livro, adoro quando leio textos que me incentivam de verdade conhecer a obra citada.

    ResponderExcluir
  8. Ai que delícia saber que você gostou dos contos! Também não sou muito fã de contos, mas quando a Thati me convidou e contou sobre o projeto, me identifiquei tanto que não pude negar e adorei participar!
    Beijocas, Mari

    ResponderExcluir
  9. Estou super curiosa para ler esta coletânea aqui, já predisposta a gostar muito. Conheço pela internet a maioria das autoras e tenho certeza que o livro deve ser muito fofo.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu estou lendo Blogueiras.com e devo admitir que alguns contos não me agradaram tanto por causa dos desfecho, mas como eu ainda não terminei de ler, estou finalizando o conto da Thati, ainda não tirei uma conclusão geral sobre o livro. A experiência está sendo maravilhosa, eu amo contos e sei que o final pode não agradar tanto, afinal a história é curta. Vou tentar finalizar tudo essa semana e espero curtir tanto quanto você.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  11. Oi, não sabia do livro e parece ser um projeto bem bacana esse, né! Entre todos os contos que vocÊ citou, eu curti mais o E a vida me trouxe. Achei bem interessante o fato da personificação do personagem. Eu leria numa boa o livro, quem sabe tenha oportunidade futuramente. Achei sua resenha bem concisa e clara, parabens!

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro e pela capa pensava que seria uma obra completamente diferente!! ahah Gostei da resenha...

    Bem, achei ótimo que tivesses gostado, e essas historias parecem dar aso a algumas risadas e momentos engraçados! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  13. Oie amore,

    Acabei de ler o livro Bastidores, que tem a mesma intenção e simplesmente amei... E esse ai já está em minha lista de desejos.
    Gostei de saber um pouco a respeito desse livro... e fiquei ainda mais curiosa pra ler ^.^
    Adorei a resenha e a foto, parabéns!

    Beijoka!

    ResponderExcluir
  14. Sabe aquele livro que você acha super legal mas não sente vontade nenhuma de lê-lo ?? Pois é, esse é um desses. Acho a ideia incrível, conhecer o que acontece por "trás" é muito bom, pois nem tudo é só flores, não é mesmo? E sendo através de contos.... Deixa a antologia ainda mais legal , porém não consigo ter vontade de ler. Fico feliz que tenhas curtido tanto!!! Beijos !!

    ResponderExcluir
  15. Olá...
    Amei sua resenha!
    Não conhecia o livro ainda, mas, já estou loooouca pra ler! Tenho certeza que os autores vão mostrar o lado que ninguém vê de nós blogueiros, esse lado de dificuldades e que não tem nenhum glamour, como a maioria pensa rsrsrs...
    Adorei as histórias presente na obra e imagino que irei gostar bastante do da Raffa também, pois,a premissa me conquistou mais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bom?
    Vi algumas coisas sobre esse livro nas redes sociais e achei bem interessante, mas não busquei saber muito sobre. Adorei conhecer um pouco mais do que ele diz, seria meu sonho ir em uma premiere da Netflix também? Os contos que me chamaram mais atenção foram E a vida me trouxe e também o A perfeição em existir. Adorei a resenha.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Carol!

    Amei saber que gostou do nosso Blogueiras.com e fiquei muito feliz em saber que gostou do meu conto! Adorei o que você falou sobre a Bárbara e sobre a ambientação, obrigada!

    Super beijo,
    Mariana Mortani
    youtube.com/magialiteraria

    ResponderExcluir
  18. Eu sou apaixonada por esta capa.mas nem fazia ideia do que é tratava.
    Ando viciadas em contos
    E esse me pareceram ser incríveis.o do mocinho que se materializa seria o sonho né?imaginam o tento de grey que teria no mundo rsrsrs seria muito louco

    ResponderExcluir
  19. Oie!
    Que livro interessante!
    Fiquei curiosa para ler esse livro, e ainda traz contos que com certeza vou me identificar. Principalmente por trazer como tema, as blogueiras, parceiras minha rsrs
    Adorei essa dica, quero ler para ontem!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  20. Já vi a capa do livro em algum outro lugar, e apesar de ser blogueira não me interessei de cara por ele. Da lista de autoras conheço apenas a Mari (apesar de nunca ter lido nada dela). Mas apesar de não ter me interessado tanto, diferente de você, eu amo contos. Acho uma tipo de leitura bom, sem compromisso. Vou guardar a dica com carinho.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Livro de reunião de contos é comigo mesma, não posso ver um na minha frente que já quero hahahah adorei a proposta do tema, achei as premissas das histórias divertidas e pertinentes. Se estou louca pra testar a teoria do conto da Raffa Fustagno?! Com certeza!!! hahahah
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir