[RESENHA] Um Coração e seus Segredos, de Luis de Oliveira

setembro 07, 2017


Sinopse:
Quem nunca sonhou com um amor pra vida toda? "Um coração e seus segredos" traz um amor que rompe qualquer barreira posta pelos caminhos do destino, que faz os corações mais sensíveis suspirar por palavras que mostram o amor humano além de interesses carnais. Bruno, personagem principal do enredo traz toda sua sensibilidade em cada gesto, se permite chorar, amar e caminhar por mundos que jamais imaginou que conheceria, mas nunca deixou que a fraqueza levasse embora a vontade de ter Valentina nos seus braços.





Bruno tem uma paixão, até então, platônica por Valentina. Por ser um garoto muito tímido, nunca teve coragem de se aproximar dela para conversar. Até que na noite de formatura do terceiro ano da escola, ao ver Armando, um garoto popular e charmoso, se aproximar de Valentina, Bruno tenta tomar alguma iniciativa, já que ele quer passar a noite ao lado da amada, porém Bruno acaba entrando numa briga e sem reação apanha de Armando no meio de todos os alunos na festa, até que Valentina interrompe a briga pedindo a Armando para que deixasse Bruno em paz. Com seu pedido concedido e depois de muita humilhação, Bruno volta para casa sem a garota que gosta e bastante machucado.

No dia seguinte, Valentina aparece para procurá-lo e ambos acabam se beijando, mas o que era para ser o início de uma história de amor, acaba se complicando ainda mais após Valentina fugir.

Decidido a recomeçar sua vida longe de Valentina e esquecê-la, Bruno inicia seu ano na faculdade disposto a se tornar outra pessoa. Em meio a festas, bebidas e garotas novas, ele quer enterrar seu passado e esquecer Valentina, mas será que em sua volta para casa a paixão por Valentina irá surgir novamente, mesmo que agora ela esteja casada e com uma família? E o amor dos dois será eterno?



Um Coração e seus Segredos é um livro rápido para ser lido e com um romance bem leve.

Os acontecimentos são passados muito rápido e o livro é escrito em pouquíssimas páginas, acredito que se o autor quisesse poderia ter acrescentado várias outras situações para completar a história, mas se o objetivo dele era escrever uma história direta, sem enrolação, ele o fez de modo certo.

Os personagens também não são aprofundados, o que também deixa o leitor querendo saber mais sobre sua vida e alguns acontecimentos não tem fundamentos para acontecerem. A narrativa é de forma corrida e por isso acredito que peguei o ritmo da leitura fácil.



Uma coisa que me incomodou foi encontrar traços machista nos personagens, especialmente em Bruno e isso me deixou levemente irritada. A diagramação também acho que poderia ter sido feita com um pouco mais de cuidado, assim também como outros detalhes no livro, já que diversas vezes as palavras aparecem soltas na parte debaixo da frase ou então é cortada na beirada do livro.

Em contrapartida, o romance que acontece entre Valentina e Bruno é bastante bonito e fácil de visualizar, o livro não traz grandes reviravoltas e indico para quem está procurando uma leitura rápida e direta com um romance água com açúcar.

7 comentários:

  1. Como assim, produção?
    Já estava imaginando uma história de amor, em que Bruno corre atrás de Valentina, ela foge, mas ele não desiste... mas de repente, ela já está casada!
    Realmente me parece uma história muito rápida, isso me incomoda um pouco. Gosto dos detalhes, de saber mais sobre os personagens.
    Mas fiquei curiosa para saber qual será o desenrolar da história, se terá um final feliz.
    E é sempre muito bom conhecer um livro nacional.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, confesso que não me interessei pela obra, que além de não contar com boas caracterizações dos personagens, não entrega nada inovador. Mas pra quem quer algo leve com romance o livro é perfeito. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Isadora!
    Sou uma grande apreciadora de romances
    E o que mais gosto é um relacionamento bem desenvolvido, por sua resenha, achei que tudo foi muito corrido e não deu tempo de realmente engatarem algo mais profundo...
    Sem contar com esse comportamento um tanto machista de BRuno...
    Sei não se quero ler...
    Desejo um ótimo final de semana!!
    “A sabedoria consiste em ordenar bem a nossa própria alma.” (Platão)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  4. Eu compro mtos livros pela capa, e esse com certeza passaria batido, capa feia, mal feita... Depois de ler sua resenha então, sem chance! Gosto de incentivar a leitura de nacionais, mas alguns nem deveriam ser publicados...

    ResponderExcluir
  5. Ainda não conhecia o livro, mas apesar de amar romances e gostar do inicio da historia, seu desenrolar não me chamou atenção. Toda historia não pode ser tão arrastada, mas nãoo voando como aparentemente essa. E personagem machista não dá. Mas bacana ter a oportunidade de conhecer o livro.

    ResponderExcluir
  6. Ai, fiquei com um peninha do Bruno, ele só queria passar uma noite com a amada e ainda volta pra casa todo machucado. Socorro, como assim ela beija ele e foge?
    Mas o livro me pareceu que a historia se passa muito rápido e não tem aqueles aproveitamentos do romance, da historia dos dois, sabe o que eu quero dizer? Não sei se eu leria esse livro, gostei da premissa sim, mas ao saber que encontrou traços de machismo no Bruno, meu interesse ao livro foi ao negativo.
    Mas é sempre bom ler um livro nacional.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Até que ponto deixamos de ter sentimentos por alguém que um dia amamos?
    A história parece ser bem rápida e fácil de ser lida mesmo, mas confesso que não me chamou atenção :/

    ResponderExcluir