[RESENHA] Treze, de FML Pepper

setembro 11, 2017

Título: Treze
Autor(a): FML Pepper
Editora: Galera Record // livro cedido em parceria com a editora
Páginas: 406
Gênero: romance, ficção
adicione ao skoob // compre aqui

Sinopse:
Rebeca, uma garota sem escrúpulos ou fé, criada para ser uma ladra. Códigos decifrados. Uma conta milionária invadida. Diamantes. Desaparecer do mapa. O esquema para o maior golpe de sua vida é irretocável, perfeito... até encontrar Madame Nadeje, a enigmática cartomante do decadente parque de diversões. Ouvir seus segredos mais íntimos seguidos de profecias perturbadoras, entretanto, não impedem Rebeca de ir adiante e... pagar o preço! Seu mundo matemático e lógico desmorona ao enfrentar as previsões da vidente, e sua vida se transforma em um pesadelo. Caçada por criminosos, a jovem acredita que a saída está no treze, o número agourento lançado em forma de charada que, contra qualquer lógica, é justamente o caminho a seguir e, quem sabe, sua salvação.
Karl, um orgulhoso e passional lutador de MMA, passa por uma grande decepção. Incapaz de aceitar derrotas, ele comete um erro estúpido e, de herói, se torna vítima em segundos. Um acidente deixa em seu cérebro um coágulo inoperável que pode se romper num piscar de olhos, a vida por um fio. Determinado a esconder a terrível condição de todos, ele resolve levar uma vida tranquila e passar longe de brigas. Um plano perfeito... até conhecer Rebeca! Por ela, Karl seria capaz de jogar toda precaução pelo ralo, seria capaz de tudo, inclusive aceitar que a derrota pode ser a sua salvação.
O que fazer quando a sorte se transforma em infortúnio e o azar é a resposta para tudo? Olhe bem de perto e tente decifrar o enigma. Mas não se deixe iludir: a resposta está muito além do número que cintila dentro bola de cristal.
Muito além do... treze!

Rebeca é uma ladra. Ela é capaz de roubar contas bancárias e descobrir senhas facilmente. Naturalmente, é uma pessoa cética, rodeada de números e só crê naquilo que vê. Quando Suzy, sua amiga, insiste em ir na cartomante Madame Nadeje num parque de diversão, Rebeca tenta a todo custo impedir que a amiga caia em um golpe, mas a amiga está decidida.

Rebeca e sua mãe, que tem grande influência sobre ela, estão planejando um roubo, e vai ser o maior de todos que já fizeram. Mas depois do encontro com Madame Nadeje, Rebeca não está mais tão confiante, pois a cartomante a alertou que seria um caminho sem volta; alerta em vão, já que sua mãe tira logo essa ideia de sua cabeça. O golpe dá errado e sua mãe vai presa, mas Rebeca ganha uma chance de usar sua expertise de hacker e trabalhar para a polícia, fazer uma faculdade, levando uma vida normal em vez de ir presa.



Karl Anderson, grande promessa do UFC, após ganhar uma importante luta descobre a traição da namorada, sofre um acidente que resulta num edema no cérebro que pode romper a qualquer instante, com uma pancada. Além de perder a namorada, perde sua paixão, que é o MMA.

Ambos os destinos de Rebeca e Karl têm seu revés há dois anos atrás, mas já nos dias atuais eles se conhecem na faculdade. Alertada pela cartomante, Rebeca está em busca do seu décimo terceiro namorado, que promete ser o amor da sua vida, mas ela ainda não teve o décimo segundo; nisso ela conhece Eric, um rapaz muito carismático, lindo e educado – ela acredita que ele é aquele que a cartomante disse. Então precisa deixar ele de lado enquanto não tiver tido o seu 12° namorado.



Karl ainda não esqueceu Beatriz, mesmo depois de dois anos. E sua família tem uma tradição de se reunirem todo ano e fazerem gincanas num fim de semana, e como Beatriz vai estar lá e ele disse pra família que está namorando, terá que levar uma namorada de mentira pra apresentar pra eles, e a escolhida é a Rebeca, pois é uma forma dela pagar o que deve pra ele por situações que aconteceram antes. E essa mentira vai ser ótima porque ela será apresentada como namorada dele e quando o fim de semana acabar, ela poderá investir todo seu amor e tempo ao Eric, quem ela acredita ser o namorado que a cartomante falou. Parece fácil demais pra ser verdade, mas esse fim de semana promete revelar sentimentos entre os dois, embora eles fiquem relutantes a isso.



Rebeca é uma mulher forte e não gosta de ser contrariada; Karl também tem uma personalidade forte, o acidente e o término do namoro o fez impedir a aproximação de qualquer um. Eles são bem parecidos, mas bem desenvolvidos a ponto de conseguirmos distinguir cada um em seu determinado capítulo, já que cada capítulo é sob o ponto de vista de cada um narrado primeira pessoa.

Confesso que o livro não me chamou atenção de primeira, mas por ter curiosidade de ler algo da FML Pepper, resolvi dar uma chance – e ainda bem que dei. Me senti envolvida na história logo no início. Todo os personagens foram bem desenvolvidos, e me identifiquei bastante com a Suzy, que é aquela amiga que sempre tem razão. 😂



A edição da Galera Record tá incrível, e veio com um pingente de trevo que é a coisa mais fofa do mundo. E se liguem no top comentarista do mês que vem, pois o livro e o pingente estarão na premiação.

A escrita da FML Pepper é fácil e prende o leitor, daquele tipo que, mesmo quando você tá cansada, faz um esforço pra virar a página e saber o que vai acontecer. Recomendo muito o livro pra quem acredita em sorte e azar, mas também pra quem acredita que quem faz o destino é você mesmo, um dos valiosos ensinamentos desse livro!



QUOTES:

"Mamãe sempre disse para não acreditar em crenças ou nas pessoas, que o amor é um sentimento estúpido que incuniram na cabeça do ser humano para torná-lo fraco e manipulável."

"Onde há amor, há a dor e o medo."

"Toque sua vida e ponha fé no futuro. Cutucar o passado pode ser desolador."

16 comentários:

  1. Já tinha visto esse livro outras vezes, mas nunca tinha lido sinopse nem resenha. Imagina uma outra história, no gênero da fantasia.
    Fiquei surpresa em ver que se trata de um romance.
    Achei bacana Rebeca ter o seu início como ladra; por mais que não seja uma coisa boa, mostra que nem todos os mocinhos são perfeitos.
    Me deixou curiosa pra saber qual a relação da Rebeca e Karl antes desse fim de semana. Parece um bom livro. E o pingente é muito fofo.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei imaginando isso, haha.

      Beijos

      Excluir
  2. Quero mtooo!! Me falaram mto bem dessa escritora, já tenho Não pare, esta na lista de proximas leituras kkkk
    A história parece ser interessante, mas só pela capa já compraria.

    ResponderExcluir
  3. Eu já estava doido atrás desse livro porque a sinopse havia me chamado muita atenção. Agora que li a resenha eu me sinto na necessidade de comprá-lo e devorar ele na primeira oportunidade. Eu acredito em sorte e azar, mas acredito que o destino está em nossas mãos e acho mesmo que tudo está interligado!
    A premissa é maravilhosa, mal posso esperar para lê-lo.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  4. Vi em um vlog sobre a Bienal, a autora falando a premissa do livro e já havia ficado super curiosa, e pelo visto a historia é melhor ainda do que eu imaginava. Gosto de livros com propostas diferentes de qualquer tipo de historia lida, uma personagem ladra e que tem toda essa misticidade . A capa é linda demais. Já esta na minha lista de desejados...

    ResponderExcluir
  5. Quero muito! Vi várias pessoas saindo com esse livro na bienal e depois de ler a sinopse fiquei com mais vontade hahaha <3
    Amei a resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu comprei na pré venda também mas não li ainda.

    ResponderExcluir
  7. Olá, a autora, além de desenvolver seus personagens com primor, nos entrega uma trama inteligente, peculiar e original. Espero ler em breve. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Sempre quis ler os livros desta autora, vejo muito gente dizendo que as escritas dos livros são muitos bons, mas ainda não tive a oportunidade de lê-los. Pensei que esse livro abordasse o tema fantasia, engano meu, se trata de um romance - do qual eu gostei muito como é abordado no livro. Não vejo muitos livros aonde a protagonista é uma ladra expert e achei bem legal isso, fiquei curiosa pra saber sobre seus roubos e seus namorados – já que ela teve um monte, né? . Adorei mesmo premissa e quero ler o mais rápido possível.
    Beijos.

    ResponderExcluir