[RESENHA] Alice, de Letícia Pinho

abril 10, 2017

Título: Alice
Autor(a): Letícia Pinho // livro cedido em parceria com a autora
Editora: Multifoco (Selo Desfecho Romances)
Páginas: 404
Gênero: romance
adicione ao skoob // compre aqui

Sinopse:
Alice Holloway conheceu Max Rossi quando era pequena, em um tempo em que ir para a escola era um perigo para seu lado emocional, graças aos seus óculos fundo de garrafa e seu aparelho horrível. O garoto foi um anjo da guarda para ela, mas a vida de Max sofre uma reviravolta e ele abandona a escola por um tempo. Quando volta, Alice está com uma aparência totalmente diferente; ele parece não reconhecê-la. Então, aquele garoto fofo vira um garoto popular, namorado de Juliet Campbell e tudo vai por água abaixo. Mas o destino dá voltas, ah, ele dá sim, e os dois voltam a ser grandes amigos, mas não é o que Alice quer, decidida a não se machucar, ela se afasta dele, sem saber que as feridas já haviam sido criadas. É quando o garoto novo entra no colégio, Lyen Evans, pronto para consolá-la, e quem sabe roubar seu coração. E assim, a vida de Alice vira de cabeça para baixo.

Alice é uma garota bastante comum. Ela está no ensino médio, tem amigos, embora sofra bullying de alguns outros colegas. Quando pequena, Alice tinha Max como amigo, mas a vida e certas circunstâncias acabaram os afastando. O tempo passa, e Alice o vê como mais que um amigo, ela se sente apaixonada por ele; mas o tempo passou, e agora Max tem uma namorada – que é bem diferente de Max, pelo que Alice se lembrava.



Embora os amigos divertidos de Alice vivem dizendo que Max a ama, depois de um tempo, quando ela cansou de se sentir pra baixo apaixonada por um cara comprometido, Lyen Evans – o garoto novo no colégio – entra em sua vida. Lyen, ao contrário de Max, é bem carismático e muito fofo. Assim que ele apareceu, a história fluiu bem rápido pra mim.

Passei raiva com a Alice diversas vezes, por ser boazinha demais, ela defendia a pessoa que fazia mal a ela e eu, sinceramente, não conseguia entender aquilo. Não consigo ser tão benevolente quando alguém me faz mal, ainda mais sem motivos.



Há vários personagens secundários que são bem construídos e carismáticos, e são essenciais à trama. Os amigos de Alice, por exemplo, sempre estão por perto pra animá-la e darem os melhores conselhos.

Tive um problema com a ambientação que, por ser nos Estados Unidos, eu senti que a autora não conseguiu passar muito bem isso, pois alguns detalhes poderiam ser omitidos ou escritos de outra forma, o que não aconteceu e levou a uma certa falta de naturalidade ao refletir o Brasil.



A história aborda o bullying e nos mostra como algumas pessoas que achamos que conhecemos podem mudar, só pra se dar bem com uma turma e as consequências disso. A edição tá simples, mas linda; tem alguns erros de revisão, mas nada que incomoda muito. A escrita é cativante e, mesmo que seja em primeira pessoa sob o ponto de vista de Alice, conseguimos ter uma visão dos outros personagens por ter bastante diálogos entre eles. Super recomendo pra quem quer ler um romance com altos e baixos – e uma reviravolta no final –, e que todos podem se identificar em algum momento.


QUOTES:

"Todos merecem perdão. Deus criou o perdão para aqueles que sabem que erraram e querem começar de novo."

"O amor não é algo que desaparece de uma hora para outra, não é algo que possa simplesmente passar a borracha em cima e apagar, por mais que tente."

24 comentários:

  1. Ola
    Ainda não tinha lido nada a respeito dessa obra, mas fiquei bem curiosa diante da premissa, e adorei poder ler suas impressões a respeito. A temática é bem importante e aberta a discussões. Uma pena sobre a ambientação, acho que isso deve ser bem trabalhado sempre... Adorei os quotes!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Eu nunca tinha lido nada sobre a obra, fiquei bem interessado pela premissa, achei muito interessante e sua experiência com o livro chamou mais a minha atenção. Só fiquei um pouco na dúvida sobre o ambiente que é narrado do livro, poderia ser trabalhado melhor, não é mesmo? Acho que ambientação não dá para relevar, pois é algo constante na história.

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  3. Estou apenas esperando o meu chegar :3
    Doidinha pra lê-lo!!!


    Minha Fuga da Realidade

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pela resenha meu amor! Nunca tinha percebido essa questão de ambientação! Vou tomar mais cuidado heheh

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Que legal esse livro, não conhecia! Fiquei interessada pela estória, porém percebi que sou bem diferente da Alice, pois, assim como você, não consigo ser boa com quem me faz mal... Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  6. Oi!!!
    Ainda não tinha visto nada a respeito do livro, mas me cativou bastante. Adoro histórias com essa temática e fiquei empolgada com a leitura. Gostei da sua resenha e vou colocar Alice na lista com certeza!!!
    Bjs e até mais!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho uma certa reserva com autores nacionais que ambiem suas histórias em outro país e não conseguem convencer o leitor. Porque não escrevem uma história se passando aqui mesmo??? Enfim, ainda não conhecia o livro, mas confesso que não fiquei muito curiosa com a trama não.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas ainda abem que apreciaste a leitura, mesmo com algumas contrapartidas...!

    Eu confesso que não sou fa do género, mas ainda bem que trata bullying e que tem uma reviravolta!! :) Adoro isso...

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bom?
    GENTE, que coincidência! Eu comecei a ler esses dias o livro "O garoto dos meus sonhos", e os protagonistas (e casal fofinho) se chamam Alice e Max também!!! Hahaha
    Adorei a resenha e a idéia do livro, quando li já imaginei algo do País das Maravilhas, mas me enganei. Hahaha

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Nossa, amei a premissa! Gostei muito da resenha também, ainda não conhecia o livro. Gostei de saber dessa relação do Alex e da Alice, apesar de achar clichê, parece ser muito fofo. Entrou pra minha lista!
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? A premissa da história parece bacana, mas o que me faz não querer ler a história é o fato de uma autora brasileira escrever uma história ambientada fora do Brasil. Gosto muito quando autores trazem esses universos para o Brasil. Isso, com certeza, seria um plus pra eu engatar na leitura. Porém...

    http://www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?

    Não conhecia o livro. Também não consigo ser benevolente quando pisam no meu calo!
    E que oena que a ambientação deixou a desejar. Eu particularmente tenho muito receio de quando autores não nativos de um país escrevem histórias sobre ele. Isso demanda muita pesquisa...
    Não sei se leria o livro, fiquei meio em cima do mudo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia essa obra e a capa é pouco atraente, mas fiquei curiosa em saber como a história termina, parece ser muito bem construida. Também não conhecia a editora e isso foi ótimo, fui conhecer o trabalho deles também.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei muito curiosa para ler. Talvez a capa não despertaria meu interesse, porém, ao ler a sinopse e a sua resenha, percebi que é exatamente o tipo de livro que eu gosto.
    Um ponto que considerei bastante positivo é que os personagens secundários são bem construídos. Muitas vezes, quando os livros são narrados em primeira pessoa, o foco na visão da protagonista atrapalha a construção dos demais personagens. Então, foi muito bom saber que isso não ocorreu nesta obra.
    Adorei a sua resenha e já anotei a dica. Espero ler em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro e confesso que o mesmo não chamou realmente a minha atenção, sabe? Mas gosto de histórias que abordem o bullying, por essa razão eu daria uma chance para o livro, apesar de achar que a protagonista iria me irritar também e teria problemas com a ambientação também.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  16. Olá Carol!
    Ainda não conhecia essa trama, mas fiquei muito curiosa para ler, pois gosto do tema e achei bem interessante a questão de as pessoas mudarem, senti isso na pele já.
    Como sempre, sua resenha está impecável e espero ler em breve.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  17. Oiii tudo bem??

    Não me interessei muito na história, acho que bulling é muito batido, e quando vi suas 3 estrelas me desanimei um pouco mais.
    Bjs Rafa

    ResponderExcluir
  18. Oi, Carol!
    Tenho visto muitos livros tratando sobre bullying e acho muito válido desde que o autor saiba abordar o tema. Não conhecia o livro e fiquei curiosa para saber mais sobre a construção da trama. Achei a diagramação do livro muito bonita.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  19. Oiii!!!
    Não conhecia esse livro ainda. Achei a capa bem bonita, e gostei de saber que a história aborda o Bullying. Realmente, se o autor não souber descrever ambientes com naturalidade fica chato e artificial mesmo. Em todo caso, fiquei curiosa para ler, tenho lido bastante coisas que envolvem Bullying, esse tema chama muito a minha atenção.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bom?
    Nunca tinha ouvido falar desse livro e nem da autora,mas confesso que o mesmo não chamou muito minha atenção. Essa questão de a história começar a fluir bem apenas quando o outro rapaz aparece e a personagem ser boazinha demais com quem faz mal para ela sem motivo vão me incomodar muito ao decorrer da leitura, então prefiro passar a dica por hora. Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Olha, eu achei a história bem clichê e fraquinha hahahaha. Não chamou minha atenção e creio que o detalhe da ambientação também me incomodaria, bem como a bondade excessiva da personagem hahahaha que maldade falar isso :x
    Acho que dessa vez passarei a dica...

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Que fotos encantadoras, adorei seu estilo! Bom, eu já conhecia este livro faz um tempo, confesso para você que eu gostei bastante da capa, mas em relação ao enredo eu não tinha muita expectativa não, depois de ler sua resenha já tive uma percepção do que posso encontrar, achei bacana a parte sobre o assunto bastante comentado ultimamente que é o bullying. Vou deixar essa dica anotada, mas irei deixar para conhecer depois que a lista de leituras reduzir um pouquinho! HUAHAAUAHUAA.

    Beijos,
    Lu - @justificou | https://justificou.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá, Carol.
    Esse livro tem uma trama bem comum de se encontrar em livros. Inclusive, me fez pensar em um que li recentemente que a história é bem parecida.
    Ainda assim, acho que a temática abordada é muito importante, a conscientização dos adolescentes sobre os efeitos negativos do bullying.

    ResponderExcluir
  24. Oiee Carol ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas confesso que não fiquei tãão animada para lê-lo, apesar de gostar de histórias que abordam temas como o bullying. Acho que foi pelo fato de a personagem defender quem faz mal a ela, como você disse. Não sei se teria paciência...hehe'
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir